A mando do presidente argentino, Mauricio Macri, os retratos dos ex-presidentes argentino, Néstor Kirchner, e venezuelano, Hugo Chávez, foram retirados nesta segunda-feira (01/02) das paredes da Casa Rosada.
Os dois retratos haviam sido dispostos no Salão dos Patriotas da casa do governo da Argentina em maio de 2015 pela então presidente, Cristina Kirchner.
Acaban d descolgar los cuadros de Nestor Kirchner y Hugo Chavez en Casa Rosada @CFKArgentina @EquipoCFK @rialjorge pic.twitter.com/xV5HflVCmV
— Javier Pasaragua (@pasaragua) 1 fevereiro 2016
“Se negaram a descansar, porque para eles a vida era lutar e, se necessário, morrer de pé, como as árvores. Não foram homens acomodados, vieram a este mundo incomodar os poderosos”, declarou Cristina à época da inauguração dos quadros.
Reprodução / Facebook Telesur
Os quadros retirados da parede do Salão dos Patriotas, na Casa Rosada
NULL
NULL
Segundo o jornal espanhol El Pais, a decisão de retirar os retratos dos ex-presidentes já havia sido tomada no último dia 23 de janeiro como parte de um processo de “deskirchnerização” das instituições do governo argentino. Outra medida que deve ser tomada é a substituição da efígie de Eva Perón da nota de 100 pesos argentinos – também colocada pela ex-presidente Cristina Kirchner, em 2012 – pela imagem de uma taruca, um cervo ameaçado de extinção.
#URGENTE | Macri ordena retirar los cuadros de Néstor Kirchner y Hugo Chávez de la Casa Rosada #Argentina
Publicado por teleSUR em Segunda, 1 de fevereiro de 2016