Duas pessoas morreram, entre elas um policial, e outras 13 ficaram feridas em um atentado com explosivos realizado neste domingo (17/10) no município de Tumaco, no sudoeste da Colômbia, aparentemente por ajustes de contas entre grupos paramilitares dedicados ao narcotráfico.
O governador do departamento de Nariño, onde está Tumaco, Antonio Navarro, afirmou mais cedo à emissora local RCN que a explosão foi registrada em um bar próximo ao Parque Nariño.
Navarro responsabilizou do atentado ao grupo “Los Rastrojos”, um grupo de criminosos dedicado ao narcotráfico e formado em sua maioria por ex-paramilitares desmobilizados em uma negociação com o governo do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.
Leia também:
Forças obscuras: quem são os paramilitares e a extrema-direita na Colômbia
Supremo nega pedido de transferência de traficante colombiano
Santos divulga novos emails do computador de Mono Jojoy
Dois homens que estavam em uma motocicleta jogaram uma granada contra um bar e, por conta da explosão, uma pessoa morreu e outras 12 ficaram feridas.
O policial Yordan Iván Zuba, que pilotou a motocicleta que perseguiu os homens que lançaram a bomba, morreu ao sofrer uma queda, enquanto seu acompanhante ficou ferido.
Navarro disse que a situação do narcotráfico tem uma estreita relação com os fatos de violência no porto colombiano e lembrou que 25% dos cultivos ilícitos do país se concentram em seu departamento.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL