As importações de frango provenientes dos Estados Unidos sofrerão medidas anti-dumping do governo chinês, segundo informou hoje (5) o Ministério de Comércio, de acordo com a agência de notícia chinesa Xinhua. O Departamento de Comércio dos EUA ainda não se pronunciou.
As autoridades chinesas asseguram que suas investigações confirmam que os produtores norte-americanos haviam enviado à China produtos derivados de frango não autorizados e a preços muitos baixos, “causando danos substanciais na indústria doméstica da China”.
Desta forma, a partir do dia 13 de fevereiro, Pequim aumentará de 43,1% para 105,4% as taxas para qualquer produto derivado do frango norte-americano.
Os EUA possuem 90% do mercado de 407 mil toneladas de frangos importados pela China. De acordo com o Ministério do Comércio, os produtores que colaborarem ativamente com as investigações, terão taxas menores a 80,5%.
As investigações começaram em setembro, pouco depois que o governo norte-americano anunciou um incremento nas tarifas de importação de pneus chineses.
Leia mais:
China denuncia EUA na OMC por aumento na tarifa de importação de pneus
As medidas anti-dumping devem afetar principalmente a exportação de asas e pés de frango, partes apreciadas na culinária do sul da China, de acordo com a BBC.
“Pés e asas de frango não têm mercado nos EUA, logo tudo é vendido pra China, o que faz com que baixem bastante os preços”, afirmou à BBC Wang Xiulin, presidente da Associação de Produtores de Frango da China.
“Por quase uma década, os EUA mandam grandes volumes de frango, afetando os produtores locais. No ano passado, a indústria granjeira da China estava sofrendo, por isso solicitamos a investigação”, disse Wang.
Pés de galinha e asas saem dos EUA custando dois centavos de dólar o quilo e chegam à China ao valor de 42 centavos/kg, adicionado o frete. Um imposto de importação de 500 iuans a tonelada mais uma taxa extra de 13% faz com que os produtos ingressem no mercado chinês custando cerca de 54 centavos o quilo. O preço dos mesmos produtos, mas chineses, é de cerca de 76 centavos o quilo.
Com as novas medidas anti-dumping, calcula-se que as peças de frango dos EUA vão custar cerca de cinco centavos de dólar a mais do que seus concorrentes chineses.
Ontem (4) a China rebateu as acusações dos EUA de que estaria subvalorizando o iuan para beneficiar as exportações. Os EUA têm um déficit comercial de 268 bilhões de dólares com o país asiático. A China exportou quase quatro vezes mais para os EUA do que o inverso. As exportações chinesas para o mercado norte-americano totalizaram 338 bilhões de dólares. No sentido inverso, o fluxo foi de apenas 70 bilhões.
Armas
Os dois países também andam se desentendendo por outro motivo. A China, após alertar que a intenção dos EUA de vender armas para Taiwan poderia “prejudicar as relações” entre as duas nações e classificar a iniciativa como uma “ameaça à segurança nacional”, suspendeu os intercâmbios militares com o país.
Leia mais:
China suspende intercâmbio militar com EUA
NULL
NULL
NULL