O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, cancelou a agenda que tinha prevista para esta quinta (12/03) em Washington, para onde foi depois de acompanhar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro à Flórida no último final de semana, após a confirmação de que o secretário de Comunicação do Planalto, Fábio Wajngarten, está infectado com coronavírus. Araújo irá voltar a Brasília.
“Ao tomar conhecimento de que um integrante da comitiva presidencial aos EUA é portador do novo coronavírus Covid 19, o ministro Ernesto Araújo cancelou o restante da sua agenda em Washington e retorna a Brasília, onde observará todos os protocolos vigentes.”, afirmou o Itamaraty, pelo Twitter.
Nesta quarta (11/03), o ministro chegou a se encontrar com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.
QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI
Ao tomar conhecimento de que um integrante da comitiva presidencial aos EUA é portador do novo coronavírus Covid 19, o ministro Ernesto Araújo cancelou o restante da sua agenda em Washington e retorna a Brasília, onde observará todos os protocolos vigentes.
— Itamaraty Brasil?? (@ItamaratyGovBr) March 12, 2020
Departamento de Estado
Araújo se encontrou com secretário de Estado Mike Pompeo na última quarta (11/03)
Wajngarten
O secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, foi testado positivo para o coronavírus, de acordo com um comunicado do Palácio do Planalto. Com a confirmação, Jair Bolsonaro passou a ser monitorado. Ele, a primeira-dama Michelle e o filho, o deputado Eduardo, fizeram teste para coronavírus, e os resultados devem sair nesta sexta (12/03).
Bolsonaro, Araújo e Wajngarten viajaram para os Estados Unidos no último final de semana, onde chegaram a se encontrar com presidente norte-americano Donald Trump. Os ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, Defesa, Fernando Azevedo e Silva, Minas e Energia, Bento Costa, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e outras autoridades também fizeram parte da comitiva, e estão sendo monitorados.
Ainda nesta quinta, o presidente cancelou uma viagem a Mossoró, no Rio Grande do Norte, sob a justificativa dada por seus auxiliares de que exposição em ambientes de risco seriam desnecessárias.
Em entrevista coletiva na Casa Branca nesta manhã, Trump afirmou que não fez nada fora do comum com a delegação brasileira e com Bolsonaro, destacando que não está preocupado.