A polícia espanhola desarticulou hoje (10) duas redes de exploração sexual de mulheres nas cidades de Málaga, Córdoba e Almería, e deteve 50 pessoas. A operação só foi possível graças à denúncia de algumas das mais de mil mulheres que eram obrigadas a se prostituir, consumir drogas e distribuí-las a clientes.
De acordo com as autoridades, a maioria das vítimas, grande parte vinda da América do Sul e do leste europeu, chegou à Espanha com a intenção de se prostituir, mas acabaram sendo forçadas a se tornar usuárias e traficantes de drogas.
EFE
Na operação, 50 pessoas foram presas e centenas de mulheres libertadas de um regime de trabalho forçado
As mulheres eram obrigadas a trabalhar mais de 12 horas por dia nos estabelecimento e podiam sair por somente duas horas, com autorização prévia. Além disso, deviam pagar 20 euros pelo uso de uma cama beliche, que era compartilhada com outras dez mulheres e recebiam somente metade do dinheiro cobrado pelos programas.
Os detidos serão processados por delitos relativos à prostituição e contra a saúde pública, já que ambas a redes distribuíam substâncias ilegais entre os clientes e obrigavam as mulheres a consumir-las. A polícia espanhola ressaltou que as mulheres que colaboraram na desarticulação do esquema de prostituição podem receber proteção policial e solicitar visto de residência ou a repatriação caso estejam em situação irregular.
Organização
Os altos dirigentes das organizações haviam criado um complexo esquema para tentar ocultar as atividades criminosas. Os investigadores espanhóis averiguaram que as mulheres eram obrigadas a permanecer nos mesmo lugares por 21 dias e deveriam seguir normas de vestuário, jornadas diárias com mais de 12 horas durante ao menos seis dias por semanas e um controle detalhado do preço, duração e número de serviços sexuais.
Paralelamente, a rede – com a demanda por drogas vinda dos clientes – articulou uma estrutura de tráfico de drogas para abastecer os locais. Na operação a polícia deteve três fornecedores de drogas e foram confiscadas altas doses de cocaína e heroína preparadas para a venda, balanças e dinheiro vivo.
NULL
NULL
NULL