Meca do ciclismo, Amsterdã enfrenta um problema singular: há mais bicicletas do que espaço para estacioná-las ao redor da cidade holandesa. Para solucionar essa questão, a Prefeitura local anunciou na última semana um plano de construir uma garagem subaquática com capacidade para 7.000 bikes.
Flickr/ Dylan Passmore
Ciclovias em Amsterdam: embora não seja transporte coletivo, bike ameniza trânsito e poluição
A região escolhida foi a do lago Ij, que circunda a estação central da cidade, polo que concentra o trânsito holandês. A proposta é que se crie uma conexão entre a garagem e o sistema metroviário por meio de um túnel.
Além dessa medida imediata, outros planos estão sendo estudados para criar vagas de bicicleta para os próximos anos. Estima-se que até 2030 pelo menos 21.500 vagas de estacionamento para duas rodas serão criados, inclusive em cima de ilhotas que serão desenvolvidas exatamente para essa função.
Leia também: Conheça cinco cidades da América que apostam em bicicletas e inspiram ciclovias de São Paulo
Em uma época em que diversas capitais ao redor do mundo tentam reinventar novas maneiras de ocupar o espaço público e promover uma mobilidade urbana sustentável por meio de bicicletas, Amsterdã apresenta uma taxa de 57% da população que transita com essa modalidade diariamente.
NULL
NULL