Desde o último mês de abril circula pelas redes sociais e pelo site Youtube um vídeo publicitário encomendado pela Presidência da Argentina para mobilizar a opinião pública em favor da reestatização da petrolífera YPF.
Em menos de um mês, a propaganda YPF es Argentina já acumulou mais de 26 mil visualizações. Em seus breves 40 segundos, há a narração de parte do projeto de lei enviado pela presidente Cristina Kirchner ao congresso argentino, De la soberanía hidrocarburífera de la República Argentina (Da soberania de hidrocarbonetos da República Argentina, em espanhol).
Entre imagens que retomam os primórdios da YPF e os anos do governo de Juan Domingo Perón, o vídeo ressalta a tentativa do governo argentino de “declarar de interesse público nacional e como objetivo prioritário da República Argentina o abastecimento de hidrocarbonetos”.
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na noite do último dia 3 de maio a reestatização da YPF. Com apoio até mesmo da oposição, o plano da presidente Cristina Kirchner conseguiu 207 votos a favor e apenas 32 contra.
A retomada do controle da companhia pelo governo argentino foi festejada por centenas de militantes que acompanharam a votação do lado de fora do Congresso. O plenário lotado de partidários do governo. Telões chegaram a ser instalados do lado de fora do edifício para que todos os apoiadores pudessem assistir à sessão.
A lei desapropriou 51% das ações da YPF, que estavam sob controle da espanhola Repsol. A petrolífera havia sido adquirida durante o governo de Carlos Menem (1989-1999).
NULL
NULL