O Congresso da Espanha voltou a rejeitar, em votação realizada na sexta-feira (02/09), a reeleição do líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, como presidente do Governo, cargo que ele ocupa atualmente de forma interina após tê-lo exercido em mandato de quatro anos entre 2011 e 2015.
Rajoy recebeu 170 votos a favor de sua posse e 180 contra na segunda votação à qual se submeteu nesta semana — a primeira foi realizada na terça-feira. Nesta sexta, ele precisava de 176 votos para ser reeleito.
Agência Efe
Congresso rejeita reeleição de Mariano Rajoy
A favor do presidente interino votaram os deputados de seu partido, de centro-direita (137), o liberal Ciudadanos (32) e uma deputada das ilhas Canárias. Os votos contrários foram do socialista PSOE (85), a coalizão de esquerda Unidos Podemos (71) e 24 parlamentares de várias legendas nacionalistas.
Rajoy tornou-se assim o segundo candidato da história recente espanhola a ter posse rejeitada pelo Congresso, como havia ocorrido em março com o líder do PSOE, Pedro Sánchez.
NULL
NULL
Os dois foram os únicos candidatos que passaram por tentativas de destravar a indefinição política na Espanha, que já dura oito meses, desde as eleições gerais do dia 20 de dezembro do ano passado.
Segundo a Constituição espanhola, após a derrota de Rajoy se abre um período legal de dois meses nos quais o rei Felipe VI poderá propor novos nomes para a candidatura a chefe de Governo, mas se este prazo se encerrar sem um presidente eleito ou se o rei perceber que não existe candidato com apoio suficiente para formar governo, ele dissolverá o Parlamento e novas eleições legislativas serão convocadas para dezembro.
Caso isso ocorra, será a terceira eleição geral espanhola em um ano. Diante desse cenário, o Ciudadanos, aliado do PP, pediu que a legenda nomeie um candidato viável para tentar a investidura à Presidência de governo pelo partido, tendo em vista que o PSOE já deixou claro que não apoiará nenhum projeto de governo comandado por Rajoy — o apoio dos socialistas é necessário para que o partido consiga se eleger.
Agência Efe
Infográfico detalhando votos de cada partido na investidura de Mariano Rajoy
O PP já convocou uma reunião com seu Comitê Executivo, que deve ocorrer ainda neste sábado (03/09), mas defendeu a posição de Rajoy. “Nosso candidato é Rajoy”, disse Rafael Hernando, porta-voz do partido, à imprensa.
Enquanto isso, Rajoy se mantém como presidente interino, com funções limitadas.
*com Agência Efe