Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (10/07) que o dia 13 de julho é a nova data limite para as negociações sobre assuntos nucleares com o Irã, 13 dias mais que o prazo inicial que expirou em 30 de junho.
Agência Efe
Equipe negociadora continua com os trabalhos em Viena
“Para permitir a negociação por tempo adicional, vamos dar os passos técnicos necessários para que continuem até o dia 13 de julho as medidas do plano conjunto de ação (estipulado em 2013)”, assinalou uma fonte do Departamento de Estado americano em comunicado.
Depois que não houve acordo até o dia 30, as conversas se prorrogaram até o dia 7, primeiro, e depois até o dia 10.
NULL
NULL
Tanto a UE (União Europeia) como os EUA anunciaram hoje que estendem até a próxima segunda-feira as medidas estipuladas no Plano de Ação conjunto fechado com o Irã em novembro de 2013 e pelo qual seriam congeladas algumas sanções contra Teerã em troca da suspensão de parte de seu programa atômico.
Essas medidas mútuas de boa vontade fazem parte do processo negociador entre Irã e as grandes potências que procura um acordo definitivo que assegure que o Irã não pode fabricar armas atômicas.
Há 14 dias começou em Viena a rodada decisiva de negociações que, apesar dos avanços anunciados por ambas as partes, segue sem conseguir um entendimento total.