Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

Os últimos aviões militares dos Estados Unidos deixaram o Afeganistão nesta segunda-feira (30/08) com tropas e funcionários da embaixada de Cabul a bordo, faltando um dia para acabar o prazo acordado com o Talibã, informou o Pentágono.

As decolagens marcam o fim de duas décadas de ocupação norte-americana no país. A última aeronave C-17 decolou à meia-noite (horário local) do aeroporto internacional de Cabul.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Em pronunciamento, o chefe do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares, general Kenneth McKenzie, informou que o embaixador norte-americano no Afeganistão está no voo.

“A retirada desta noite significa tanto o fim da evacuação de material militar quanto o fim de quase 20 anos de missão que começou no Afeganistão logo após o 11 de setembro”, anunciou McKenzie.

Mais lidas

Segundo o general, esta “é uma missão que levou Osama bin Laden à justiça junto com muitos conspiradores da Al-Qaeda”. “O custo foi de 2.461 militares e civis americanos mortos e mais de 20 mil feridos, incluindo, infelizmente, os 13 fuzileiros navais mortos por um homem-bomba na semana passada”, concluiu.

Decolagens marcam o fim de duas décadas de ocupação norte-americana no país; Talibã comemora

US Air Force

Decolagens marcam o fim de duas décadas de ocupação norte-americana no país

O Pentágono confirmou também que “não resta um único soldado americano” no Afeganistão, todos deixaram o país, mas admitiu que não foi capaz de evacuar todas as pessoas que esperava tirar da nação asiática.

O grupo fundamentalista islâmico Talibã comemorou o fim da retirada das tropas americanas do Afeganistão e afirmou que agora o país finalmente se tornou independente.

“Esta noite, exatamente à meia-noite, os últimos soldados americanos deixaram o aeroporto de Cabul e nosso país alcançou a independência completa. Louvado seja Deus”, disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.  

*Com ANSA