O ex-chefe do Exército egípcio Abdel Fatah Al Sisi foi empossado neste domingo (08/06) como novo presidente do Egito. A cerimônia aconteceu na sede da Corte Constitucional, no subúrbio da capital Cairo, mesmo local onde o ex-presidente Mohamed Morsi foi deposto.
“Juro por Deus guardar lealdade ao regime da república, respeitar a Constituição e a lei, proteger os interesses do povo em sua totalidade e preservar a independência da pátria, sua unidade e a integridade de seu território”, disse Al Sisi.
Agência Efe
Al Sisi com o ex-presidente interino Adli Mansour, durante a cerimônia de posse
O domingo foi declarado feriado nacional e o esquema de segurança, reforçado por toda cidade. “Isto é para receber convidados que participarão da cerimônia e da inauguração. Vamos recebê-los e mostrar-lhes que o Egito é um país de segurança e estabilidade”, afirmou.
Sisi foi eleito presidente na semana passada, ganhando com 96,6% dos votos. Apenas 47% dos egípcios compareceram às urnas, mesmo depois do período de votação ser prolongado de dois para três dias.
O novo presidente substitui Adly Mansour, que tomou o posto após a destituição do islamita Mohammed Mursi, em julho de 2013. Após a cerimônia, Al Sisi será recebido com uma salva de canhões no palácio presidencial de Itihadiya.
NULL
NULL
No início do dia, 10 membros da Irmandade Muçulmana, movimento que elegeu Mursi, que trabalhavam clandestinamente, foram condenados à morte por um tribunal egípcio. As acusações incluem incitação à violência e o bloqueio de uma das principais estradas do país, localizadas ao norte do Cairo, em julho do ano passado, depois do golpe contra Morsi.