Quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Compartilhe:

O general do Exército José Luiz Jaborandy Júnior, que comandava a missão da ONU no Haiti, morreu neste domingo (30/08) aos 57 anos, durante voo do país caribenho a Manaus, vítima de um infarto fulminante. Ele viajava para a capital amazonense para conhecer a neta, nascida há poucos meses.  

General José Luiz Jaborandy JúniorEm nota, na manhã desta segunda-feira (31/08), a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do general e agradeceu a dedicação do militar à missão de paz.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

“Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do general José Luiz Jaborandy Júnior. (…) O General Jaborandy contribuiu com sua dedicação, profissionalismo e espírito de liderança para os esforços de preservação da paz e da segurança na nação-irmã do Haiti. O país perde um grande brasileiro”, disse a mandatária.
 

Presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de José Luiz Jaborandy: ‘país perde um grande brasileiro’, disse, em nota

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

NULL

NULL


O brasileiro estava no Exército desde 1976 e assumiu a Minustah em março do ano passado, substituindo o general Edson Leal Pujol.

Antes de atuar no Haiti, Jaborandy comandou a 8ª Região Militar, em Belém. Ele foi ainda observador militar do Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central, em 1991, e da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador, em 1992.

Mais lidas