Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

O último dirigente da União Soviética, Mihail Gorbachev,  afirmou neste sábado (08/11) em Berlim que o mundo se encontra “à beira de uma nova Guerra Fria” e convocou os líderes da comunidade internacional a retomar o diálogo.

O ex-líder soviético, que se encontra na capital alemã por ocasião das celebrações do 25º aniversário da queda do muro, afirmou que “o derramamento de sangue na Europa e no Oriente Médio com o cenário de uma ruptura do diálogo entre as grandes potências é de grande preocupação”.

Agência Efe

Gorbachev acredita na existência de novas divisões e novos muros 25 anos após queda do Muro de Berlim

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“O mundo se encontra à beira de uma nova Guerra Fria. Alguns dizem inclusive que já começou”, afirmou Gorbachev na abertura do simpósio “O mundo 25 anos depois da queda do muro de Berlim: novas dúvidas, novas divisões, novos muros”.

Para Gorbachev, os eventos da década de 80 são uma prova que “inclusive em situações aparentemente sem esperanças há uma saída”, declarou o ex-dirigente, ressaltando que a realidade na ocasião “não era menos urgente e perigosa” do que agora.

Domingo será dia de celebrações em Berlim

Uma grande festa pública acontecerá amanhã (09) na Alemanha. Há 25 anos, o Muro de Berlim, que dividia a Alemanha oriental, socialista, da ocidental, capitalista, foi derrubado.

No local onde ficava o muro, uma linha foi montada com 8 mil balões brancos, que, na noite de hoje (7), serão iluminados. No domingo, eles serão lançados aos céus numa homenagem à paz e à unidade. Ao longo da linha, que tem 15 quilômetros, a exposição As 100 Histórias do Muro chama a atenção dos turistas.

Em celebração pelos 25 anos da queda do Muro de Berlim, último dirigente da União Soviética pede diálogo para comunidade internacional

NULL

NULL

“Estou muito impressionado. Eu me lembro de assistir à queda do Muro de Berlim pela TV, mas estar aqui e poder ver por meio desses balões onde exatamente ficava o muro; poder conhecer mais do que as pessoas viveram por meio dessas histórias, é muito emocionante”, conta o designer britânico Paul Anthony em entrevista à Agência Brasil.

 

Cada balão da chamada Barreira de Luz tem um patrono. São testemunhas daquele momento histórico, convidadas a dividir suas histórias por meio de um site, o www.fallofthewall25.com. Também nesta página, pessoas do mundo inteiro que acompanharam a queda do muro podem deixar mensagens e depoimentos.

(*) Com Efe e Agência Brasil