Wikimedia Commons
Atualizada em 28.jan.2015, às 6h
Em 28 de janeiro de 1986, a nave espacial Challenger é lançada do Cabo Canaveral, Flórida. A bordo estava Christa McAuliffe, a primeira cidadã comum dos Estados Unidos a viajar pelo espaço sideral. McAuliffe, professora de Estudos Sociais de New Hampshire, 37 anos, havia ganho a chance por meio de uma competição.
[Nave explodiu logo após lançamento]
O lançamento foi adiado repetidamente devido às condições climáticas e problemas técnicos. No entanto, em 28 de janeiro, exatamente 73 segundos depois da decolagem, centenas de pessoas ao redor do mundo e os familiares dos passageiros, entraram em choque ao ver a nave explodir, lançando uma coluna bifurcada de fumaça e fogo. Não houve sobreviventes.
No dia seguinte à explosão, o presidente Ronald Reagan nomeou uma comissão especial para determinar o que tinha dado errado e adotar futuras medidas corretivas. A comissão presidencial foi encabeçada pelo ex-Secretário de Estado William Rogers e incluía o ex-astronauta Neil Armstrong e o ex-piloto de teste Chuck Yeager.
Wikicommons
Nave espacial Challenger no momento do lançamento
NULL
NULL
A investigação determinou que a explosão foi causada pela falha de um anel de vedação em um dos dois foguetes de combustível sólido. O anel de vedação não correspondeu às expectativas devido à fria temperatura por ocasião do lançamento, o que desencadeou uma cadeia de ocorrências que resultou na grande explosão. Com isso, a NASA deixou de enviar astronautas ao espaço por mais de dois anos enquanto redesenhava inúmeras alterações nas espaçonaves.
Volta dos lançamentos
Em setembro de 1988, os voos espaciais foram retomados com o lançamento bem-sucedido do Discovery. Desde então, os engenhos espaciais levaram a efeito numerosas e importantes missões, como o reparo e manutenção do telescópio especial Hubble e a construção da estação espacial internacional.
Em 1º de fevereiro de 2003, um segundo desastre com espaçonave chocou os EUA quando a nave Columbia desintegrou-se ao reentrar na atmosfera terrestre. Todos os tripulantes morreram. A despeito dos temores de que os problemas que destruíram a Columbia não estivessem satisfatoriamente resolvidos, os voos espaciais foram outra vez retomados em 26 de julho de 2005, quando a Discovery foi novamente colocada em órbita.
Também nesta data:
814 – Morre Carlos Magno, o imperador dos francos
1887 – Começa a construção da Torre Eiffel
1878 – É inaugurada a primeira central telefônica
1814 – Morre o imperador do Ocidente, Carlos Magno