Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Aeroporto Internacional de Cochin, cidade situada no sudoeste da Índia, se tornou o primeiro do mundo a ser operado totalmente com energia solar. Na terça-feira (18/08), o governo indiano inaugurou o projeto e afirmou que pretende incorporar esse tipo de energia em outros aeroportos ao redor da nação asiática.

Flickr/Prasad Pillai

O aeroporto de Cochin é conhecido por ser o quarto maior em termos de tráfego internacional na nação

No local, foram instalados 46.150 painéis solares fixados em uma área criada originalmente para depósito de carga. Os materiais contribuirão para minimizar a degradação ambiental, diminuindo a emissão de gás carbônico.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo a Bloomberg, o projeto de 12 megawatts foi supervisionado pela empresa Bosch e gerará mais de 50.000 unidades de eletricidade por dia em um espaço de 20 hectares para cobrir todas as necessidades elétricas do aeródromo. 

Reprodução/Al Jazeera

Painéis solares: projeto custou o equivalente a cerca de 35 milhões de reais

Projeto demorou seis meses para ficar pronto e custou 10 milhões de dólares, mas o aeroporto indiano espera cobrir todos esses gastos em até cinco anos

NULL

NULL


O aeroporto de Cochin é conhecido por ser o quarto maior em termos de tráfego internacional. De acordo com a Al Jazeera, o projeto demorou seis meses para ficar pronto e custou 10 milhões de dólares, mas o aeroporto espera cobrir todos esses gastos em até cinco anos.

A meta do governo de Narendra Modi é o aumento no uso de energia solar em cinco vezes até 2022, já que a Índia é o terceiro país que mais polui no mundo.

Reprodução/Al Jazeera

Avião sobrevoa campo onde agora foram instalados os panéis solares