“A rua é dos revolucionários”, “Essa rua é do Fidel” e “Cuba sim” foram algumas frases mencionadas por jovens cubanos que estavam concentrados perto da Feira Universitária do Livro e da Leitura em La Habana ao jornalista Reinaldo Escobar, marido da blogueira Yoani Sánchez.
Escobar, de 62 anos, aguardava a chegada de pessoas com quem tinha combinado um encontro pela internet. O jornalista iria encontrar policiais que supostamente teriam agredido Yoani quando ela se dirigia a um protesto, no último dia 6.
Apesar de ser o único dissidente do local, Escobar afirmou que ficaria no local até às 18h, horário em que teria o encontro. Ao mencionar que estava ali para conversar com pessoas que teria agredido sua esposa, os gritos começaram.
Yoani Sánchez é autora do blog Generación Y, que critica abertamente o governo da ilha. Apesar de opositora ao regime, ela possui liberdade dentro do país.
Ele estava no bairro Vedado, um local conhecido pela concentração de ativistas da União de Jovens Comunistas, que costumam vender livros e realizar concertos ali, na Feria Universitaria do Livro e da Leitura em La Habana.
Segundo imagens do vídeo do incidente, uma multidão começou a cercar Escobar, e entre empurrões, mas sem agressões físicas, tirou o dissidente do local.
NULL
NULL
NULL