Líderes e organizações de várias nações parabenizaram Miguel Díaz-Canel, eleito nesta quinta-feira (19/04) como novo presidente de Cuba.
Pouco depois da decisão, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou sua “profunda admiração e emotivo reconhecimento ao general do Exército, Raúl Castro, pela integra condução de seu povo nos últimos anos, consolidando a independência, o progresso e o projeto socialista”.
Maduro parabenizou Cuba pelo que chamou de um “desenvolvimento impecável, democrático e participativo na nomeação de suas autoridades legislativas e executivas”.
“O presidente Díaz-Canel e Cuba contam com o apoio irrestrito do presidente Maduro e da Revolução Bolivariana ara enfrentar os desafios e batalhas pela justiça social e o desenvolvimento humano neste confuso mundo, nos anos e meses que estão por vir”, afirmou um comunicado da chancelaria do país sul-americano.
O presidente da China, Xi Jinping, também se pronunciou sobre a escolha de Díaz-Canel. O mandatário reafirmou a amizade entre os dois países expressou o desejo de aprofundar os laços com a nova direção da ilha.
Foto: Irene Pérez/CubaDebate
Díaz-Canel completa 58 anos no dia 20 de abril e já ocupou diversos cargos na direção do país; líderes felicitaram sua vitória e desejaram sorte ao novo mandatário
NULL
NULL
Xi destacou o compromisso da China em trabalhar com Díaz-Canel para ampliar a cooperação e conquistar futuras realizações que contribuam com a maior relação entre os Estados.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, publicou em seu Twitter uma foto ao lado de Díaz-Canel. “Saudamos o companheiro Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, eleito democraticamente presidente do Conselho de Estado pela Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba. Esta é a garantia do aprofundamento do legado revolucionário do Comandante Fidel Castro, Raúl e do povo cubano”, afirmou.
Morales também felicitou Raúl, destacando sua influência histórica. “Saudamos e felicitamos o Comandante Raúl Castro, que, por 10 anos, foi presidente do Conselho de Estado e de Ministros, da irmã Cuba. Destacamos como generoso e insuperável seu aporte à revolução antiimperialista que empreendeu com o Comandante Fidel Castro em 1953”
Saludamos al Hno. Miguel Mario Díaz Canel Bermúdez, elegido democráticamente Presidente de Consejo de Estado por la Asamblea Nacional del Poder Popular de Cuba. Es la garantía de la profundización del legado revolucionario del Cmdte. Fidel Castro, su hermano Raúl y pueblo cubano. pic.twitter.com/e8Ek90d19t
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) 19 de abril de 2018
Rafael Correa, ex-presidente do Equador, também parabenizou o novo mandatário cubano “Um grande abraço a esse grande amigo do Equador e da Revolução Cidadã, Miguel Díaz-Canel, o mais novo presidente de nossa heróica Cuba. Todo nosso carinho ao Comandante Raúl Castro. Parabéns por tudo, em nome da Patria Grande. ¡Hasta la victoria siempre!”
Un gran abrazo a ese gran amigo de Ecuador y de la Revolución Ciudadana, Miguel Díaz-Canel, flamante presidente de nuestra heroica Cuba.
Todo nuestro cariño al Comandante Raúl Castro. Muchas gracias por todo, en nombre de la Patria Grande.
¡Hasta la victoria siempre!— Rafael Correa (@MashiRafael) 19 de abril de 2018
Por meio de suas redes sociais, os líderes de México e Panamá parabenizaram o novo presidente cubano. “O México felicita Miguel Días-Canel por sua eleição como presidente do Conselho de Estado e de Ministros de #Cuba 2018-2023”, afirmou Enrique Peña Nieto, por meio de sua conta no Twitter.
O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, enviou “felicitações a Miguel Díaz-Canel, que hoje assume seu mandato como presidente de Cuba. Seguiremos estreitando os laços de amizade entre Cuba e Panamá”.
.@Mexico felicita a Miguel Díaz-Canel por su elección como Presidente del Consejo de Estado y de Ministros de #Cuba 2018-2023.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 19 de abril de 2018