O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou Barack Obama, o novo presidente dos Estados Unidos, por meio de mensagem enviada hoje (21). Lula apoiou a busca de soluções políticas e multilaterais para os problemas mundiais. Lembrou também que os dois países têm muitas semelhanças e propósitos comuns, por terem sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural. E disse esperar um diálogo proveitoso em breve entre ambos.
Leia a mensagem na íntegra.
Senhor Presidente,
É com prazer que me dirijo a Vossa Excelência para cumprimentá-lo por sua posse como Presidente dos Estados Unidos da América.
Como sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural, Estados Unidos e Brasil têm muitas semelhanças e propósitos comuns. Compartilho sua intenção de buscar soluções políticas para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva no mundo de hoje desde uma perspectiva multilateral.
Compartilho, igualmente, suas preocupações em encontrar soluções urgentes e profundas para enfrentar a grave crise financeira e econômica que, originada no mundo desenvolvido, ameaça os países em desenvolvimento. O Brasil e os demais países da América Latina souberam reconstruir nos últimos anos suas economias com inegáveis ganhos sociais e políticos. Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado.
Na expectativa de poder, num futuro próximo, dar início pessoalmente a um diálogo fluido e proveitoso, faço votos de que Vossa Excelência tenha muito êxito nas suas novas funções e de que sejamos os instrumentos de uma renovada amizade entre nossos dois povos.
Cordialmente,
Luiz Inácio Lula da Silva
NULL
NULL
NULL