De acordo com pesquisas de opiniçao realizadas por três dos maiores jornais da Grécia, a maior parte da população do país é favorável à formação de um governo de coalizão. Os levantamentos foram publicados nos periódicos Ethnos, Elefteros Typos e Proto Thema.
A pesquisa do Proto Thema indica que 52% dos entrevistados querem um governo de união nacional, contra 36% que preferem eleições antecipadas.
Esta tendência se mostra ainda mais forte na pesquisa publicada pelo Elefteros Typos, com 55% a favor de um governo de coalizão contra 27% que apoiam um pleito antecipado.
Segundo a pesquisa do Ethnos, 45% dos entrevistados querem a formação de um governo de união nacional, contra 41,7% que preferem eleições legislativas antecipadas e 10,3% que desejam a continuidade do Executivo do primeiro-ministro Giorgos Papandreou até o fim de seu mandato.
As três pesquisas também constatam que o partido conservador ND (Nova Democracia), o maior da oposição, possui vantagem nas intenções de voto em relação à legenda governista Pasok (Movimento Pan-Helênico Socialista), mas segue muito abaixo dos resultados das eleições gerais de outubro de 2009, quando obteve 33,4% dos votos.
Isso porque o que predomina nas três pesquisas são os eleitores indeciso e os que planejam se abster de votar. Segundo as pesquisas, as intenções de voto oscilam entre 21,5% e 22,5% para a ND e entre 13,5% e 15,5% para o Pasok, que em 2009 obteve 43,9% dos votos.
NULL
NULL
NULL