Refugiados foram “recebidos” na noite desta quinta-feira (18/02) em um centro de asilo na região de Clausnitz, na Alemanha, com protestos de cerca de 100 manifestantes de extrema-direita, que gritavam “Nós somos o povo”. As imagens da “recepção” foram gravadas e divulgadas pela imprensa alemã nesta sexta (19/02).
De acordo com a polícia da Saxônia, estado onde fica a cidade de Rechenberg-Bienenmühle – da qual Clausnitz faz parte –, os manifestantes bloquearam o caminho do ônibus dos refugiados para o centro de acolhimento com três carros.
Reprodução
Ônibus que levava refugiados foi bloquedo por manifestantes de extrema-direita na Alemanha
NULL
NULL
O vídeo mostra o instante em que os refugiados tentam descer do ônibus sob os gritos dos militantes extremistas. Enquanto, assustadas, as pessoas saem do veículo, os manifestantes gritam “Wir sind das Volk” (“Nós somos o povo”).
Esse lema foi utilizado nos protestos que marcaram o fim da Alemanha Oriental, em 1989, e pedia que o povo fosse ouvido nas decisões do então governo. Manifestantes de extrema-direita, que se opõem à entrada de refugiados, agora usam a frase de forma deturpada, dando a ela um sentido anti-imigração.
A polícia da Saxônia afirmou que, na hora, evitou que os refugiados fossem atacados fisicamente pelos manifestantes, mas, por enquanto, investiga somente se houve impedimento ao direito de reunião e perturbação da ordem pública por meio de ameaça de crime.