Quarta-feira, 9 de julho de 2025
APOIE
Menu

Os governos dos países que integram o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) vão constituir um fundo de 100 milhões de reais para apoiar as iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar. A medida foi aprovada hoje (18/11), durante a instalação da 4ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), com a assinatura de protocolo pelos países-membros.

O fundo será formado por recursos desses países e dinheiro será destinado a projetos de desenvolvimento da agricultura familiar apresentados por eles, de acordo com o interesse interno  de produção.

Leia mais:

Argentina destaca principais conquistas de sua gestão no Mercosul

Parlasul discute representação parlamentar dos países do bloco

Amorim defende que Brasil precisa facilitar comércio com vizinhos

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Durante o evento, também foi assinada portaria incluindo os países do Continente Africano, no Programa Mais Alimentos, do governo brasileiro, para a concessão de financiamentos destinado à aquisição de máquinas e implementos para agricultores africanos.

A medida foi referendada ontem (17/11) durante reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Gana e Zimbábue serão os primeiros beneficiados, mas os empréstimos também poderão ser concedidos a outros países africanos.

Os documentos foram assinados pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e pelos representantes da área agrícola dos países reunidos em Brasília.

A agricultura familiar conta com 5 milhões de unidades produtivas nos países do Mercosul. Na abertura do encontro, foi discutida a ampliação de interlocução do bloco com a África e países pobres da Ásia para a criação de estratégias de combate à fome.

Siga o Opera Mundi no Twitter

Conheça nossa página no Facebook

Mercosul terá fundo para apoiar projetos de fortalecimento da agricultura familiar

NULL

NULL

NULL