Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

Apontado como o principal líder do cartel Los Zetas Miguel, Ángel Treviño Morales foi preso na madrugada desta terça-feira (16/07), no México. Ele era um dos  criminosos mais procurados do país, segundo as autoridades locais. Treviño Morales, conhecido como “Z40”, foi preso durante a operação perto da cidade de Nuevo Laredo.

Agência Efe

“Z40” era um dos criminosos mais procurados pela polícia mexicana

O porta-voz do Gabinete de Segurança, Eduardo Sánchez, acrescentou que, além de Z40, outras duas pessoas também foram detidas. Os homens, identificados como Abdón Rodríguez García e Ernesto Reyes García, estavam no mesmo veículo em que o chefe dos Los Zetas viajava.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O governo afirma que toda a operação foi feita sem “nenhum único disparo”. 

De acordo com Sánchez, Treviño era o responsável pela coordenação da estrutura financeira do grupo criminoso Los Zetas, operava o tráfico de drogas, comandava a lavagem de dinheiro e era também o responsável pela compra de autoridades federais e estaduais, policiais civis e militares do México. Na operação, a polícia apreendeu dois milhões de dólares, oito armas e cerca de 500 cartuchos de munição.

Pelas investigações, Treviño sucedeu Heriberto Lazcano, conhecido como El Lazca, que comandava a organização criminosa com o irmão Alejandro Treviño, chamado de Z-42. Treviño comandava Los Zetas havia mais de dez anos e também mantinha ligações com os cartéis Golfo e La Familia Michoacana.

Treviño Morales é acusado de operar tráfico de drogas no país e pela compra de autoridades federais e estaduais

NULL

NULL