Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

Milhares de professores mexicanos estão paralisados nesta segunda-feira (16/05) em protesto à reforma educacional realizada pelo presidente do país, Enrique Peña Nieto. A paralisação segue uma manifestação nacional realizada neste domingo (15/05), quando o México comemorou o Dia do Professor, em pelo menos nove Estados mexicanos.

A manifestação foi convocada pela Coordenadoria Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) e dela participaram também membros da União Geral de Trabalhadores do México e de outras organizações.

Agência Efe

Professores mexicanos marcham contra a reforma educacional do governo de Peña Nieto

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Membros da CNTE instalaram uma ocupação por tempo indeterminado nas imediações da Secretaria de Governo na capital, Cidade do México, e pedem uma mesa de diálogo com o governo para discutir a reforma, especialmente a avaliação docente, a que foi atrelada o aumento dos salários dos professores.
 

Paralisação iniciada nesta segunda-feira segue manifestação nacional realizada no domingo; professores exigem mesa de diálogo com o governo

NULL

NULL

Foram registradas ocupações de professores também nos Estados de Oaxaca, Guerrero, Michoacán e Morelos. Os professores chamaram a uma “resistência ativa” em todo o país contra a reforma da educação pública. 

Em discurso em comemoração ao Dia do Professor neste domingo, Peña Nieto mas declarou que a implementação da reforma da educação coloca o país “a prova” e que as próximas gerações é que poderão avaliar “se efetivamente se realizou uma transformação substancial para alcançar uma educação de qualidade”. “É tempo de mudar os paradigmas, transformar a mentalidade e ser flexível para impulsionar melhorias na educação”, afirmou em referência aos protestos.