O conflito entre Israel e o Hamas, iniciado em dezembro, estendeu-se para além da Faixa de Gaza. Três mísseis katyusha foram lançados nesta madrugada a partir do Líbano, mirando a Galiléia, norte de Israel. Dois atingiram a cidade de Naharya, sendo que um deles caiu sobre um asilo. Há registro de feridos e prejuízos materiais. O terceiro míssil caiu sobre um kibutz, sem deixar vítimas.
Israel respondeu aos ataques disparando contra as posições de onde foram lançados os foguetes. O Exército israelense culpou pela autoria dos ataques “elementos palestinos interessados em arrastar o Líbano para uma guerra com Israel”, segundo um porta-voz militar.
O ministro do Trabalho libanês, Mohamad Fneish, membro do Hizbollah, negou à imprensa que sua organização seja o responsável do lançamento dos foguetes hoje do sul do Líbano contra o norte de Israel. Antes de entrar em reunião com o gabinete, Fneish disse aos jornalistas que “quando o Hisbolá faz algo anuncia e não tem problemas em fazê-lo”. Nos últimos dias, o líder do grupo, Hassan Nasrallah, criticou duramente Israel pelos ataques a Gaza. Em 2006, o Hizbollah e o Exército israelense travaram uma dura batalha.
O conflito já está no 13º dia. Até o momento, o número estimado de mortos passa de 700 e o de feridos, de 3 mil.
Atualizado às 19h14.
NULL
NULL
NULL