Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu


Atualizado às 20h18

A primeira-ministra britânica, Theresa May, fez um breve pronunciamento na noite desta quarta-feira (22/03) e classificou o ataque que deixou cinco mortos e 40 feridos nos arredores do Parlamento do Reino Unido como “doentio e depravado”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A premiê falou à imprensa logo após liderar uma reunião do comitê de emergência do governo britânico sobre o atentado e a resposta das instituições ao ocorrido.

“Posso confirmar que este incidente horrível começou quando um único agressor avançou com seu carro contra pedestres atravessando a ponte de Westminster, matando duas pessoas e ferindo muitas outras, incluindo três policiais. O agressor, armado com uma faca, correu então em direção ao Parlamento, onde foi enfrentado por policiais que nos mantêm – e a nossas instituições democráticas – seguros. Tragicamente, um policial morreu. O terrorista também foi morto a tiros”, recapitulou May sobre o ataque que começou por volta de 14h40 (hora local, 11h40 em Brasília).

A premiê se solidarizou com as famílias das pessoas mortas e cumprimentou a “bravura excepcional” da polícia e das forças de segurança de Londres. Ela destacou que o local escolhido para o ataque não foi por acaso, já que se trata “do coração da nossa capital, onde pessoas de todas as nacionalidades, religiões e culturas se encontram para celebrar os valores da liberdade, da democracia e da liberdade de expressão”.

Reprodução YouTube

A premiê do Reino Unido, Theresa May, durante pronunciamento à imprensa sobre ataques em Londres nesta quarta-feira (22/03)

Theresa May declarou que britânicos 'nunca permitirão que vozes do ódio e do mal nos separem'; prefeito Sadiq Khan também destacou diversidade e união de habitantes de Londres diante de ataque que deixou 5 mortos e 40 feridos

NULL

NULL

“Mas deixem-me deixar uma coisa clara hoje, como já fiz antes: qualquer tentativa de derrotar estes valores por meio da violência e do terror está fadada a fracassar”, disse May, salientando que londrinos e turistas, assim como os parlamentares, voltarão a sair de casa, trabalhar e andar pela cidade amanhã.

“Nós vamos seguir em frente juntos. Nunca nos rendendo ao terror. E nunca permitindo que vozes do ódio e do mal nos separem”, conclui a primeira-ministra britânica.

Assim como ela, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, se pronunciou sobre o ataque agradecendo o trabalho da polícia e das forças de emergência e destacando que “os londrinos jamais serão intimidados pelo terrorismo”.

“Nossa cidade permanece como uma das cidades mais seguras do mundo e Londres é a melhor cidade do mundo. Nós vamos ficar juntos para enfrentar aqueles que querem nos assustar e destruir nossa maneira de viver”, disse Khan, que se tornou, ao vencer as eleições londrinas em maio de 2015, o primeiro prefeito muçulmano de uma capital ocidental.