Atualizado às 20h18
Líderes de vários países manifestaram nesta quarta-feira (22/03) seu repúdio ao ataque que deixou 5 mortos e 40 feridos em Londres, capital do Reino Unido, e sua solidariedade aos britânicos e à premiê Theresa May.
“A Itália está próxima ao povo e ao governo britânico diante do ataque que atingiu o coração de Londres e de suas instituições democráticas. Exprimo as minhas condolências, do governo italiano e as minhas pessoais, aos familiares das vítimas e a proximidade aos feridos. Itália e Reino Unido estão lado a lado na condenação e na firme resposta contra toda a forma de terrorismo”, disse Paolo Gentiloni, primeiro-ministro italiano.
Já a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que “mesmo que as circunstâncias deste ato devam ser ainda esclarecidas com precisão, confirmo em nome da Alemanha e de seus cidadãos que a nossa luta contra qualquer forma de terrorismo é firme e decidida ao lado da Grã Bretanha”.
Merkel ainda acrescentou que “nestas horas, somos solidários com nossos amigos britânicos e com todas as pessoas de Londres”.
Agência Efe
Região ao redor do Parlamento britânico segue interditada após ataque deixar 4 mortos e 20 feridos na tarde desta quarta-feira (22/03)
Já a Casa Branca se manifestou por meio do porta-voz do governo de Donald Trump, Sean Spicer. O representante confirmou que o presidente conversou por telefone com a premiê Theresa May e reafirmou a crença dos norte-americanos de que esse foi um “ato terrorista”.
O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, também se manifestou condenando “este horrível ato de violência perpetrado por indivíduos com problemas ou terroristas”.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou a solidariedade do povo venezuelano ao povo londrino e o rechaço a “manifestações de terrorismo criminoso”.
#Venezuela | @NicolasMaduro: “Nuestra solidaridad con el pueblo londinense y nuestro rechazo a las manifestaciones de terrorismo criminal” pic.twitter.com/IFeb0YvcNp
— teleSUR TV (@teleSURtv) 22 de março de 2017
NULL
NULL
Michelle Bachelet, presidente do Chile, manifestou “repúdio total” ao atentado em Londres. “Em nome do Chile, nossa solidariedade com as famílias das vítimas e o governo britânico”, declarou.
Mi repudio total al atentado en Londres. A nombre de Chile, nuestra solidaridad con las familias de las víctimas y el Gobierno británico.
— Michelle Bachelet (@mbachelet) 22 de março de 2017
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, manifestou a solidariedade dos mexicanos ao Reino Unido, condenando o ataque e lamentando “a perda de vidas e pessoas feridas ocasionadas por este inaceitável ato de violência”.
México condena el ataque en Londres y lamenta la pérdida de vidas y personas heridas ocasionadas por este inaceptable acto de violencia.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 22 de março de 2017
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, também condenou o atentado. “O ataque de hoje contra o Parlemento do Reino Unido é um ataque contra democracias em todo o mundo”, afirmou. “Em nome de todos os canadenses, ofereço nosso total apoio à primeira-ministra May e à população do Reino Unido. Estamos prontos para oferecer toda a assistência possível ao governo britânico e fazer o que pudermos para levar à Justiça aqueles responsáveis por este ato horrendo.”
Please read my statement on today’s attack in London, UK: https://t.co/gEY8rleNnz
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) 22 de março de 2017
O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, expressou “solidariedade” aos britânicos neste momento “terrível” e disse que todos os franceses estão “prestando apoio” ao país.
Enda Kenny, primeiro-ministro da Irlanda, também ofereceu seu apoio ao governo e ao povo britânicos e ofereceu condolências às famílias das vítimas.
On behalf of Govt. I send our support to PM May & British people. Condolences to the families of the victims and thoughts with the injured.
— Enda Kenny (@EndaKennyTD) 22 de março de 2017
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, também se manifestou. “Meus pensamentos estão com as vítimas do ataque a Westminster. Europa está firme com o Reino Unido contra o terror e pronta para ajudar”, escreveu no Twitter.
My thoughts are with the victims of the Westminster attack. Europe stands firm with the UK against terror and ready to help.
— Donald Tusk (@eucopresident) 22 de março de 2017
*Com ANSA