O Fórum Internacional das Organizações de Esquerda se reuniu nesta segunda-feira (06/11) em Moscou. Ao menos 7.000 pessoas, de diversas partes do mundo, estavam presentes no evento, que teve como parte das atividades a comemoração dos 100 anos da Revolução Russa.
A Revolução aconteceu em 1917 e começou com a insurreição liderada por Vladimir Lenin, contra o governo provisório, em 25 de outubro. Esta foi a primeira revolução comunista marxista do século XX.
O encontro foi presidido pelo chefe do Partido Comunista da Federação da Rússia (PCFR), Guennadi Ziuganov, que aproveitou para pedir o fim do bloqueio norte-americano contra Cuba no início da conferência internacional.
Reprodução
Membros de partidos e organizações de esquerda se reuniram para lembrar a importância do centenário da revolução
NULL
NULL
O evento também homenageou os 50 anos da morte de Ernesto Che Guevara, importante figura da Revolução Cubana, assassinado em 9 de outubro de 1967. No telão da conferência, fotos inéditas de Che e de Fidel Castro foram apresentadas.
Durante o fórum, o ministro da Educação da Venezela, Elias Jaua, denunciou a existência de um “capitalismo (…) cada vez mais racista e excludente”. O representante do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) afirmou que reuniões como essa servem como tentativa de buscar uma sociedade autenticamente humana.