O liberal Klaus Iohannis ganhou as eleições presidenciais realizadas no domingo na Romênia, ao obter 54,66% dos votos. Em segundo lugar, com 45,33%, ficou o rival Victor Punta, atual primeiro-ministro e social-democrata, segundo o resultado oficial publicado nesta segunda-feira (17/11). A participação foi de 63,96%, recorde histórico no país.
Agência Efe
Iohannis saúda apoiadores após resultado preliminar de boca de urna neste domingo (16/11)
Com 96,5% dos colégios apurados, o Escritório Eleitoral Central confirmou a vitória de Iohannis, que já havia se proclamado vencedor do pleito na noite deste domingo (16/11). “Nesta noite, graças a vocês, começa uma nova Romênia”, proclamou.
Leia também: 'Utopia comunista', vila espanhola se mantém com ação direta e empregos sazonais
O resultado contraria o que fora apontado pelas pesquisas de intenção de voto no país que indicavam a vitória de Punta. O primeiro-ministro reconheceu já ontem sua derrota, felicitou Iohannis e anunciou que vai continuar à frente do Executivo.
Vencedor, o político liberal está à espera de uma resolução judicial que opine se violou a legislação sobre incompatibilidade de cargos públicos quando, em sua época como prefeito de Sibiu, foi ao mesmo tempo presidente da empresa municipal de gestão de água, caso em que ficaria inabilitado para exercer como presidente.
NULL
NULL
Se a Justiça não o impedir, Iohannis se transformará no quarto presidente eleito da Romênia, em substituição de Traian Basescu, e exercerá seu cargo durante os próximos cinco anos.
Klaus Iohannis, de 55 anos, é o primeiro membro da minoria alemã que poderá assumir a Presidência da República no país outrora comunista. Sua campanha esteve focada na promessa de consolidar um Estado de direito e defesa da independência e Justiça.
A Romênia é o país mais pobre da União Europeia, depois da Bulgária.
O resultado é visto por analistas como uma postura crítica da população com relação à Rússia.
* Com informações de agências de notícia