O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Mitt Romney venceu nesta terça-feira (15/05) mais duas primárias do partido, nos Estados de Oregon e Nebraska. Com o resultado, o ex-governador fica muito próximo de alcançar os 1.144 delegados necessários para a nomeação republicana, apesar de já não contar com adversários na disputa.
Efe
O ex-governador está muito próximo de confirmar sua candidatura
A vitória de Romney acontece um dia após a desistência de seu último oponente republicano, o congressista Ron Paul. Apesar disso, o ex-governador só deverá ser nomeado oficialmente o candidato do Partido durante a convenção republicana em agosto.
NULL
NULL
Até lá, precisa chegar aos 1.144 delegados necessários à nomeação. Com os 32 conquistados em Nebraska e os 25 de Oregon, Romney teria nesse momento 963 delegados, segundo cálculos da emissora CBS.
As próximas etapas da disputa incluem Estados como Texas e Califórnia, nos quais a vitória poderá garantir 155 e 172 delegados para Romney, respectivamente. Ainda que não tenha atingido o número exigido pelo Partido, o ex-governador já fala há certo tempo como o oponente oficial do atual presidente Barack Obama nas eleições de 6 de novembro.
Nesta terça, durante um comício em Iowa, Romney atacou duramente as políticas econômicas do democrata e afirmou que, se eleito, irá cortar os gastos públicos como forma de conter a crise econômica que o país atravessa.
“Ainda devemos dinheiro, ainda estamos pagando os juros, e assim seguirá por algum tempo depois de sua Presidência terminar. Chegou o momento de um líder que dirija, que nos tire deste inferno de dívida e despesa”, afirmou o republicano.
De acordo com números oficiais, Romney conquistou 71% dos votos em Nebraska e 73% no Oregon. Apesar de já terem desistido oficialmente da candidatura, Rick Santorum e Ron Paul garantiram pouco mais de 10% em cada uma das primárias.
Resposta democrata
Para responder as críticas de Romney, a campanha do atual presidente Barack Obama decidiu contra-atacar e lançou um vídeo protagonizado por trabalhadores da siderúrgica GS Technologies. A empresa, adquirida pela Bain Capital, fundo de investimento que à época era dirigido por Romney, passa por uma crise que resultou na demissão de 750 funcionários. Com o material, Obama procurou questionar a capacidade do republicano em criar empregos e recuperar a economia do país, os principais pontos da campanha de Romney.
A resposta da equipe do ex-governador não demorou a aparecer. Um vídeo, intitulado American Dream (Sonho Americano) mostra funcionários da Steel Dynamics, que afirmam que o investimento da Bain Capital salvou a empresa.
Nessa troca de acusações sobrou até para o ex-presidente republicano George W. Bush, responsável pelos dois mandatos anteriores ao de Obama na Casa Branca. Segundo o porta-voz do governo de Obama, Jay Carner, durante os oito anos em que o Bush esteve no poder, “não só houve grandes déficits, como também uma catástrofe econômica que se desenvolveu neste país e ao redor do mundo”.
Ainda nesta terça-feira, Bush, que ainda não havia se pronunciado a respeito das eleições, declarou seu apoio formal a Romney durante uma breve entrevista à emissora ABC News.