Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, realizaram neste domingo (09/11) um encontro em Pequim, paralelo ao Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec), e assinaram vários acordos para colaboração energética e comercial.
Xi e Putin anunciaram a assinatura de 17 acordos, cujos detalhes não foram revelados. No entanto, o trato prevê um memorando de entendimento para se negociar exportações de gás russo através de um gasoduto pela chamada “rota ocidental”, que complementaria o histórico acordo alcançado por ambos os países em 21 de maio.
Este acordo, também relativo à exportação de gás mas através de um gasoduto pela “rota oriental”, foi obtido por Putin durante uma viagem oficial à China e um dos momentos de maior isolamento internacional de Moscou devido à crise ucraniana, que estava em seu auge na ocasião.
Segundo o acordo de maio, a companhia russa Gazprom se comprometeu a vender para a China 38 bilhões de metros cúbicos anuais de gás natural nos próximos 30 anos, no valor de US$ 400 bilhões.
NULL
NULL