Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP (Partido Comunista Português), recebeu a ex-presidente Dilma Rousseff durante sua visita a Portugal, divulgou nesta terça-feira (14/03) uma nota no site oficial do partido.
Durante o encontro, o líder do PCP reafirmou a “posição solidária do PCP para com a presidente eleita do Brasil, Dilma Roussef”, e denunciou o “autêntico golpe de Estado que representou a sua ilegítima destituição”. “Uma operação golpista dirigida contra o processo de sentido progressista e de afirmação soberana que teve lugar no Brasil desde 2003, com a eleição do presidente Lula da Silva e, posteriormente, com a eleição de Dilma Roussef”, destaca o texto.
Jerónimo de Sousa também reforçou a solidariedade dos “comunistas portugueses para com os comunistas e outros democratas, patriotas e progressistas brasileiros e a sua resistência face à ofensiva contra os direitos, a democracia e a afirmação soberana do Brasil conduzida pelo governo golpista de Michel Temer”.
Reprodução/Youtube PCP
Dilma se reuniu com Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, em visita a Portugal
NULL
NULL
O secretário-geral também destacou também o apoio ao “prosseguimento do caminho das transformações políticas, econômicas e sociais que os trabalhadores e o povo brasileiro anseiam”.
A ex-presidente Dilma Rousseff fará uma palestra sobre neoliberalismo, desigualdade e democracia na quarta-feira (15/03) em Lisboa, conforme informou nesta segunda-feira a Fundação José Saramago, uma das associações que a convidaram para a ocasião.
Dilma abrirá o Ciclo de Conferências do Teatro da Trindade, no centro da capital portuguesa, com a conferência “Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque”, segundo a nota da fundação. Os convites a Dilma para a visita a Portugal foram feitos por Fundação Inatel, Fundação José Saramago, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Casa do Brasil em Lisboa.