O processo oficial de negociação para a adesão da Sérvia à UE (União Europeia) começou nesta terça-feira (21/01), em Bruxelas. Ambas as partes definiram o momento como um dia “histórico”.
Agência Efe
“A Sérvia é um exemplo inspirador nos Bálcãs Ocidentais”, elogiou Stefan Füle, comissário europeu da Política de Ampliação. Para o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, “os cidadãos sérvios têm fortes aspirações europeias”.
[Para primeiro-ministro sérvio, Ivica Daci, as expectativas do país são muito altas]
Na reunião, o primeiro-ministro sérvio, Ivica Dacic, também mostrou entusiasmo. “É o evento mais importante para a Sérvia desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Vai definir a sociedade que queremos ter”, declarou o premiê.
O ponto de partida para a entrada do país ao bloco europeu foi a resolução dos pontos mais tensos nas suas frágeis relações com Kosovo. Nessa direção, a UE exige de Belgrado, como fator primordial para a incorporação, uma postura inclusiva com a ex-província sérvia, que se tornou autônoma em 2008 após numerosos conflitos entre os dois países.
NULL
NULL
Para a Sérvia, a meta é que eles consigam fazer parte da UE em seis anos. De acordo com as autoridades europeias, os principais desafios para o país dos Balcãs serão: a luta contra a corrupção e o crime organizado, a reforma da administração pública, o combate contra a discriminação e a proteção das minorias.
Em 2009, a Sérvia demonstrou interesse em se incorporar à UE. Em 2012, os países membros do grupo a aceitaram como candidata, na condição de estabilizar e de comprovar melhoras De acordo com as autoridades europeias, os principais desafios para o país dos Balcãs serão: a luta contra a corrupção e o crime organizado, a reforma da administração pública, o combate contra a discriminação e a proteção das minoriasvisíveis em suas relações com Kosovo. Em junho de 2013, a cúpula europeia confirmou a possibilidade de negociações entre o bloco e o país da península Balcânica.