A Justiça italiana anunciou nesta sexta-feira (18/05) a absolvição do ex-premier italiano Silvio Berlusconi no processo Mediatrade. A Corte de Cassação, órgão máximo do Judiciário italiano, considerou Berlusconi inocente das acusações de fraude fiscal e apropriação indevida.
A posição da Corte confirma a decisão de outubro do ano passado da juíza de audiência preliminar de Milão, Maria Vicidomini, que havia sido impugnada pela Procuradoria da cidade.
NULL
NULL
À época, a juíza determinou que pelas declarações de algumas testemunhas “não é possível conseguir elementos de prova sobre comportamentos, diretivas ou até simples influências de Silvio Berlusconi sobre a atividade de compra e venda dos direitos televisivos realizada através das empresas Mediatrade e Rti do grupo Mediaset e a empresa Olympus Trading de Frank Agrama”.
Berlusconi era acusado de realizar, por meio da empresa Mediatrade, compras e vendas superfaturadas de direitos televisivos e cinematográficos para evadir impostos.
De acordo com a acusação, a fraude poderia ter chegado a 10 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões) e envolve ainda a participação de outras 11 pessoas.
*Com informações de agências