Um sistema de comunicação do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o dia 8 de março, teria sido desligado antes do último contato do piloto com o controle de tráfego aéreo malaio, de acordo com reportagem publicada neste domingo (16/03) pelo New York Times.
Aviões comerciais de passageiros mandam, durante todo o voo, sinais por meio do sistema Acars (Sistema de Comunicação e Reporte da Aeronave, em tradução livre). Esses sinais mostram o estado, por exemplo, dos motores da aeronave.
Agência Efe
Avião da Malaysia Airlines está desaparecido desde o dia 8 de março
Segundo o jornal, o Acars foi desligado no Boeing 777 que fazia o voo Kuala Lumpur-Pequim antes do último contato do piloto. O transponder do avião, responsável por mandar sinais de posicionamento para o controle de tráfego, foi desligado 12 minutos depois.
No sábado (15/03), o primeiro-ministro malaio, Najib Razak, afirmou que o governo do país tem certeza de que o avião mudou de rota deliberadamente e voou durante horas na direção oeste – a oposta à rota previamente estabelecida até Pequim. Segundo ele, “alguém” desligou os sistemas de comunicação do avião e o conduziu até dois pontos possíveis: Indonésia ou a fronteira entre Cazaquistão e Turcomenistão.
“O percurso do avião até o momento em que saiu da cobertura do radar militar primário (da Malásia) é consistente com a ação deliberada tomada por alguém em seu interior”, afirmou o primeiro-ministro.
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Isso levou a procura pelo avião a entrar em um processo criminal. As autoridades da Malásia passaram a investigar a equipe que comandava o avião e os 239 passageiros que estavam na aeronave.
Razak, no entanto, evitou falar em sequestro.
Mais países
O ministro da Defesa da Malásia e titular interino de Transporte, Hishamudin Hussein, afirmou neste domingo que mais 11 países se juntaram às equipes de busca. Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turquemenistão, Paquistão, Bangladesh, Birmânia, Laos e França passaram a fazer parte dos times de resgate.
As áreas de busca, após a revelação da mudança deliberada de rota, também foram expandidos: uma que vai do norte da Tailândia até o Cazaquistão e Turquemenistão, e outro corredor que parte da Indonésia e entra pelo Oceano Índico, a oeste da Austrália. As operações de busca pelo avião tinham se concentrado até o momento no mar da China Meridional.