Atualizado às 08h10 do dia 07/02
Um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter atingiu o sul da ilha de Taiwan na madrugada deste sábado (06/02), deixando pelo menos 20 mortos, 484 feridos e cerca de 124 pessoas desaparecidas.
O tremor teve epicentro na cidade de Meinung, mas prejudicou especialmente a cidade de Tainan, derrubando 14 edifícios e danificando outros. A maioria das vítimas estava no edifício de 17 andares Wei Kunan. Até o momento, 258 pessoas foram resgatadas.
Agência Efe
Edifício de 17 andares caiu devido aos tremores, cerca de 150 pessoas ainda estão presas sob os escombros
Além disso, o terremoto deixou 168 mil casas sem energia elétrica e 40 mil sem água. Ainda há risco de escape de gás e interrupção da eletricidade em outras regiões da cidade.
O presidente taiuanês, Ma Ying-jeou, e o primeiro-ministro, Chang São-cheng, foram a Tainan para acompanhar de perto as operações de resgate, além de mostrar solidariedade às vítimas.
NULL
NULL
O Serviço Meteorológico Central da ilha asiática advertiu que ainda são esperados outros tremores de mais de seis graus na ilha neste ano, sem descartar que isto possa ocorrer nas próximas semanas.
“Como a energia média anual dos terremotos de mais de seis graus equivale a seis bombas atômicas, e hoje foram liberadas o equivalente a duas, ainda são prováveis mais abalos fortes neste ano”, disse à imprensa o diretor de sismologia do país, Kuo Kai-Wen.
Agência Efe
Equipes de resgate trabalham na cidade de Tainan
O Parque Central do Sul de Taiwan, sede de importantes fábricas de alta tecnologia, interrompeu sua atividade devido aos cortes de eletricidade, mas não sofreu danos graves, informou o Ministério da Economia.
O trem de alta velocidade que liga o sul ao norte da ilha também teve seu funcionamento encerrado pelas autoridades como medida preventiva, em um dia no qual muitos cidadãos que vivem no norte vão ao sul para comemorar, na noite de domingo (07/02), a chegada do Ano Novo Lunar.
*com Agência Efe