Talibã volta a reprimir manifestações em defesa da bandeira afegã
No dia em que é celebrada a independência do país, centenas foram às ruas carregando a bandeira nacional; ao menos duas pessoas morreram
Ao menos duas pessoas morreram na cidade de Asadabad, no leste do Afeganistão, após membros do grupo islâmico Talibã abrirem fogo contra centenas de manifestantes que celebravam o dia da independência do país, comemorado nesta quinta-feira (19/08), com bandeiras nacionais. A informação foi confirmada pela emissora catari Al Jazeera.
Esse já é o segundo episódio de repressão a protestos contra o Talibã e a favor dos símbolos nacionais afegãos. Na última quarta (18/08), membros do grupo já haviam assassinado três pessoas que protestavam contra a substituição da bandeira do país pelo estandarte do Talibã em uma praça da cidade de Jalalabad.
A cidade, que também fica no Afeganistão Oriental, voltou ser palco de tensões nesta quinta, durante manifestações pela independência nacional. Segundo a Al Jazeera, os talibãs abriram fogo contra pessoas que exibiam a bandeira do país, deixando dois feridos.
Na capital Cabul, cerca de 4,5 mil soldados norte-americanos controlam o aeroporto, mas todas as estradas que levam ao terminal estão sob comando do Talibã.

Flickr/Chairman Joint Chiefs
No dia em que é celebrada a independência do país, centenas foram às ruas carregando a bandeira nacional
Caos no Afeganistão era inevitável, diz Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na noite desta quarta-feira (18/08), em entrevista à emissora ABC, que disse não ver como a saída das tropas norte-americanas do Afeganistão não resultasse em “caos”.
Quando o Talibã tomou a capital do país no domingo (15/08), após controlar todo o território nacional em menos de 10 dias, afegãos e estrangeiros foram desesperados para o aeroporto Hamid Karzai. Lá, as pistas chegaram a ficar lotadas de pessoas, com alguns afegãos se agarrando aos trens de pouso das aeronaves norte-americanas para fugir. A mídia local fala em 12 mortes.
No início de julho, Biden antecipou a saída das tropas de 11 de setembro para 31 de agosto, colocando fim aos 20 anos de guerra no Afeganistão. No entanto, por conta da caótica saída dos cidadãos estrangeiros e de civis afegãos que ajudaram as potências ocidentais durante a invasão, agora esse prazo pode ser revisto.
*Com Ansa
























