A tempestade tropical Katia pode se transformar nesta quarta-feira (31/08) no segundo furacão da temporada de ciclones do Atlântico, enquanto se desloca por mar aberto com ventos máximos sustentados de 100 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Os meteorologistas esperam que Katia “se fortaleça durante as próximas 48 horas e se transforme em ciclone nesta quarta-feira”, enquanto cruza o Atlântico em direção oeste-noroeste com uma velocidade de translação de 33 quilômetros por hora.
Leia mais:
Passagem de Irene pelos EUA deixa ao menos seis mortos e um milhão sem luz
Furacão Irene causa primeira morte e deixa cerca de 280 mil sem energia
Furacão Irene alcança o continente e chega à Carolina do Norte
Chegada do furacão Irene força retirada de 250 mil pessoas em áreas de risco em NY
Nova York paralisa transportes públicos e ordena evacuação devido a furacão
Katia, a 11ª tempestade tropical da temporada de ciclones do Atlântico, se encontra a 1.765 quilômetros ao oeste do extremo sul das ilhas de Cabo Verde, indicou o NHC em seu boletim das 12h (horário de Brasília).
Segundo um provável padrão de trajetória, Katia manterá esta direção durante as próximas 48 horas, com um aumento progressivo de intensidade.
Uma tempestade tropical se transforma em furacão de categoria 1 quando seus ventos máximos sustentados alcançam os 119 quilômetros por hora na escala de intensidade de Saffir-Simpson, cujo máximo é 5.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL