O presidente dos EUA, Donald Trump, e o mandatário russo, Vladimir Putin, discutiram a situação na Venezuela e na Coreia do Norte durante uma conversa telefônica nesta sexta-feira (03/05).
Segundo os porta-vozes da Casa Branca, Sarah Sanders, e do Kremlin, Dimitri Peskov, os dois líderes trataram de temas comuns e ainda falaram sobre outras situações como Ucrânia e um novo acordo nuclear.
De acordo com Sanders, Trump reiterou a Putin a necessidade de uma “transição pacífica” na Venezuela e disse “que os Estados Unidos estão com o povo venezuelano”.
Ela disse ainda que eles conversaram sobre comércio, a desnuclearização da Coreia do Norte, e a situação na Ucrânia.
Outro tema abordado pelos dois líderes foi um possível novo acordo nuclear. De acordo com a porta-voz da Casa Branca, o novo acerto multilateral envolveria os EUA, Rússia e China,
“Eles discutiram um acordo nuclear, tanto novo quanto ampliado, e a possibilidade de ter conversas com a China sobre isso também”, disse Sanders.
Em sua conta no Twitter, Trump disse que a conversa foi “longa e muito boa” e que se relacionar bem com a Rússia “é uma coisa boa”.
“Nós discutimos comércio, Venezuela, Ucrânia, Coreia do Norte, controle de armas nucleares […] conversa muito produtiva!”, disse.
*Com Efe e Sputnik
Wikicommons
‘Eles discutiram um acordo nuclear, tanto novo quanto ampliado, e a possibilidade de ter conversas com a China’, disse porta-voz