Um porta-voz da União Europeia anunciou nesta segunda-feira (20/03) que o bloco vai suspender a importação de carnes das empresas investigadas na Operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada na última sexta (17/03). A informação é da agência Reuters.
Mais de 30 empresas estão sob investigação da PF – entre elas, grandes frigoríficos como JBS (que produz a marca Friboi e Seara) e BRF (responsável por Sadia e Perdigão). As autoridades investigam adulteração em carnes, inclusão de substâncias conservadoras (como ácido ascórbico) acima do limite permitido e suborno de fiscais do Ministério da Agricultura para que os produtos fossem liberados.
“A Comissão [Europeia] vai garantir que qualquer uma das empresas implicadas na fraude sejam suspensas de exportar para a UE”, afirmo um porta-voz do órgão.
Agência Efe
UE vai suspender importação de carne brasileira após operação da PF que investiga adulterações no produto
NULL
NULL
Mais cedo, a Coreia do Sul também decidiu proibir temporariamente a venda de produtos feitos a partir de frango das marcas da BRF.
As empresas negam irregularidades e dizem que a operação da Polícia Federal contém falhas.
Durante o final de semana, o presidente do Brasil, Michel Temer, e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se reuniram com representantes da União Europeia, Suécia e Canadá para tentar tranquilizar os países em meio ao escândalo. No domingo (19/03), Temer levou embaixadores a uma churrascaria a rodízio para tentar mostrar que não há problema no consumo da carne brasileira. No entanto, o estabelecimento informou que só serve carnes importadas. O Palácio do Planalto diz que as que foram servidas durante o jantar são de procedência brasileira.