Fotos: EPA
Imagem mostra rio contaminado por material tóxico
Um vazamento de material tóxico causado pela própria Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) – responsável justamente por evitar esse tipo de situação – contaminou um rio no estado do Colorado com cerca de 11 milhões de litros de material tóxico. A substância que, agora, desce o rio Animas, contém arsênico, mercúrio, chumbo e outros metais pesados.
A contaminação começou na quarta-feira e, incialmente, a EPA havia dito que 3,8 milhões de litros de material haviam sido liberados no rio, mas revisou o número nesta segunda-feira (10/08). O líquido foi liberado na quarta-feira (05/08) por funcionários da agência de uma mina de ouro perto da cidade de Silverton e, no domingo (09/08), já havia percorrido 160 km rio abaixo.
Segundo o jornal Washington Post, não se sabe ainda se o vazamento causa danos à saúde de animais da área. No entanto, a água está percorrendo uma região de preservação ambiental, da população navajo, e que atravessa pelo menos quatro estados. De acordo com o jornal, o presidente da comunidade, Russel Begaye, disse que o derramamento está prejudicando as pessoas que vivem na área e vai processar a EPA pelos danos causados.
A EPA não informou quanto tempo levará para limpar o rio. O diretor regional de Preparação para Emergências da agência, Dave Ostrander, pediu desculpas pelo vazamento. “Nós geralmente reagimos a emergências, e não as causamos”, disse.
NULL
NULL
EPA disse que está tentando conter vazamento, mas não deu prazo para fim dos trabalhos