Delcy Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela, sinalizou neste domingo (10/12) que o órgão deve discutir se partidos de oposição que não participaram da eleição municipal – por terem decidido boicotá-la – poderão apresentar candidaturas para a disputa presidencial prevista para 2018.
“Estamos avaliando os mecanismos para preservar o sistema partidário de participação política na Venezuela e, sobretudo, para preservar o sistema de participação política. Então, todos os mecanismos dirigidos a estimular a participação dos partidos políticos, nós os estamos avaliando, e muito em breve divulgaremos [a decisão] através dos mecanismos de que dispõe a Assembleia Nacional Constituinte, faremos saber ao país a vontade plenária da Constituinte”, afirmou Delcy ao jornal Correo del Orinoco.
Ainda no domingo, o presidente do país, Nicolás Maduro, também acenou com a possibilidade de restringir a participação dos partidos que boicotarão o pleito municipal, mas condicionou a decisão a uma decisão da Assembleia. A afirmação foi feita enquanto ele comentava pesquisas para as eleições presidenciais que apontavam a AD (Ação Democrática), de Henry Ramos Allup, como principal força de oposição, “muito atrás” do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
“[Os demais partidos] Vontade Popular e Primeiro Justiça desapareceram do mapa político da Venezuela. E hoje desaparecem totalmente, porque partido que não participou hoje [domingo] e pediu o boicote das eleições não pode participar mais. Este é o critério que a Assembleia Nacional Constituinte está manejando constitucional e legalmente. E eu, como chefe de Estado de um poder constituído, apoio. Não poderão participar. Desaparecerão do mapa político”, afirmou durante entrevista coletiva à imprensa. “Se eles não querem eleições, o que eles estão fazendo? Qual é a alternativa? Guerra civil?”, questionou.
NULL
NULL
Joka Madruga/Terra Livre Press/ComunicaSul/FlickrCC
Venezuela discute se oposição que boicotou pleito municpal poderá participar da eleição presidencial
Eleições municipais
No último domingo, o chavismo conquistou mais de 300 das 335 prefeituras nas eleições municipais venezuelanas. O PSUV venceu em algumas das principais cidades do país, como Libertador, Maracaibo, Barquisimeto, Valencia, Maturín, Barcelona, Puerto la Cruz e Cidade Bolívar. Apesar de boa parte da oposição ter se recusado a participar do pleito, partidos antigoverno obtiveram vitórias em algumas das cidades, incluindo a capital do Estado de Táchira, San Cristóbal.
A MUD (Mesa da Unidade Democrática), principal força da oposição – e que não participou da eleição -, acusou novamente a ocorrência de fraude no pleito, mas sem apresentar provas.