O Vaticano anunciou neste domingo (15/03) que todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem público na praça São Pedro. A medida tem como objetivo tentar conter a disseminação do coronavírus.
Em comunicado, a prefeitura da Casa Pontifícia informa que “devido à atual emergência internacional da saúde, todas as Celebrações Litúrgicas da Semana Santa ocorrerão sem a presença física dos fiéis”.
As celebrações afetadas são as do Domingo de Ramos (5 de abril), quinta-feira santa (9 de abril), sexta-feira santa e o Caminho da Cruz realizado no Coliseu, em Roma (10 de abril), Vigília Pascal no sábado sagrado (11 de abril) e Domingo de Páscoa (12 de abril) quando acontece a benção “Urbi et Orbi”.
QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI
Além disso, a Santa Sé afirmou que, até 12 de abril, as audiências gerais e a oração do “Angelus” feita pelo papa serão transmitidas via streaming no site oficial do Vatican News.
Pixabay
Na última semana, o Vaticano já havia anunciado o fechamento da Praça e da Basílica São Pedro
O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, já havia informado que o Vaticano estudava métodos para respeitar as medidas de segurança adotadas para evitar a propagação do coronavírus.
Na última semana, o Vaticano anunciou o fechamento da Praça e da Basílica São Pedro para visitação para conter o avanço da doença. O anúncio seguiu a decisão do governo italiano, que publicou um decreto colocando todo o território em quarentena.
Até o momento, o coronavírus já provocou a morte de 1,4 mil pessoas e infectou mais de 21 mil em toda a Itália, segundo balanço atualizado neste sábado (14/03).
*Com ANSA