O terremoto de magnitude 7.5 na escala Richter que atingiu o México nesta terça-feira (23/06) deixou ao menos seis pessoas mortas, informou o governador do estado de Oaxaca, epicentro dos tremores.
Segundo Alejandro Murat, entre os mortos estão uma mulher de 22 anos da comunidade de La Crucecita, bem próxima ao epicentro, e um homem de 53 anos de idade, que caiu de uma estrutura na refinaria Antonio Dovalí Jaime, na cidade de Salina Cruz.
O sismo ocorreu às 10h29 (horário local) e, de acordo com informações do serviço sismológico do vizinho Estados Unidos, um alerta de tsunami foi gerado para a costa do México, bem como para algumas nações da América Central, como Honduras e Guatemala.
O epicentro do tremor foi a 11 quilômetros a sudoeste de Santa María Zapotitlán, em Oaxaca, nas proximidades de El Coyul. O forte terremoto foi sentido até na capital Cidade do México, que está a cerca de 320 quilômetros de distância.
Proteción Civil
Alejandro Murat, governador do estado que foi epicentro dos tremores, informou que seis pessoas morreram e várias ficaram feridas
As autoridades de saúde de Oaxaca também relataram que alguns hospitais públicos foram danificados em decorrência do sismo. Muitos deles estão tratando pacientes com covid-19.
O presidente do México, Andrés López Obrador, afirmou que houve mais de 140 tremores secundários, a grande maioria de pequena proporção. Ele também pediu para a população agir com cautela.
O México está localizado no meio de cinco placas tectônicas, mas a costa do Pacífico é a mais ativa em questões sísmicas, pois é sustentada pelo cruzamento da microplaca Rivera e das placas Cocos e Caribe.