Os cosmonautas Sergey Prokopiev e Dmitri Petelin, da Estação Espacial Intenacional, realizavam uma caminhada espacial para realizar uma tarefa importante: a transferência do radiador do módulo Rassvet ao módulo de laboratório polivalente Nauka, quando, de repente, escutam uma voz com sotaque estranho dizendo algo que eles não entendiam: “você disse um cinco zero da Rua Yrigoyen, certo?”.
O áudio de três segundos foi uma interferência de um sinal de uma empresa argentina de rádio taxi, que realiza transmissões por sinal UHF, o qual acabou sendo captado pelas antenas que monitoravam o contato entre os cosmonautas e a Estação Espacial.
O episódio inusitado aconteceu nesta quarta-feira (19/04) cerca de 1h32 segundo o horário da Argentina [que está na mesma hora de Brasília]. Segundo o site ISS Tracker, que monitora a atividade da Estação Espacial Internacional, a mesma estava orbitando próxima ao território argentino naquele momento.
“150 dijiste, de Irigoyen?”
¿Alguien me puede explicar esto?
En plena transmisión de la caminata espacial se escucha lo que pareciera ser un radio taxi en Argentina…o algún servicio de delivery? ? pic.twitter.com/3JJq65g3Fb
— Manuel Mazzanti (@manumazzanti) April 19, 2023
A interferência se tornou pública graças a uma publicação do jornalista Manuel Mazzanti, que cobre as atividades da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) há treze anos – mais recentemente, também passou a acompanhar temas relacionados à empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk.
Mazzanti divulgou em suas redes sociais o trecho da transmissão da comunicação da NASA no momento em que houve a interferência do sinal da empresa de rádio taxi.
NASA
Cosmonautas estavam realizando tarefa de transferência de equipamentos em caminhada espacial quando ouviram a interferência argentina
Rua Yrigoyen
O jornalista também mostrou uma foto de um suposto endereço na Província de Buenos Aires que corresponderia ao mencionado no áudio argentino.
Contudo, vale destacar que “Rua Yrigoyen” é um endereço comum na Argentina. Existem várias cidades que também possuem uma Rua Yrigoyen, ou até mais de uma, não apenas na capital o país.
Ademais, elas podem fazer referência a duas diferentes figuras. Uma delas é Bernardo de Yrigoyen, que foi chanceler, senador e governador da Província de Buenos Aires em diferentes momentos do Século XIX e na primeira década do Século XX.
A outra figura histórica conhecida com esse sobrenome é o ex-presidente Hipólito Yrigoyen, que governou a Argentina em dois mandatos: o primeiro entre 1916 e 1922, e o segundo entre 1928 e 1930, quando foi interrompido pelo militar liderado pelo general Félix Uriburu, que instalou uma ditadura que durou dois anos.