Primeiro avião comercial projetado pela China, o C919 realizou neste domingo (28/05) o seu voo inaugural, entre as duas cidades mais importantes do país, Xangai e Pequim.
O histórico voo MU9191 partiu do Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao às 10h32 [horário local], e chegou ao Aeroporto Internacional de Pequim às 12h31 [também no horário local], completando a viagem em duas horas praticamente.
China’s first domestically developed large passenger jet #C919 has made its first commercial flight from Shanghai to Beijing. Congratulations! pic.twitter.com/mg7De2EUL9
— Hua Chunying 华春莹 (@SpokespersonCHN) May 28, 2023
Com essa façanha, p C919 passou a ser o principal produto oferecido pela China Commercial Aircraft Company (Comac), uma companhia estatal fundada em 2008, que também fabrica os aviões da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China.
Por enquanto, a única compradora de aviões C919 é a China Eastern Airlines, que convidou 130 pessoas para serem os primeiros em ter essa experiência. Todos os convidados receberam presentes para recordar sua presença no primeiro voo realizado por uma aeronave desenhada por engenheiros chineses.
Xinhua
Voo MU9191 marcou primeira viagem comercial do C919, primeiro avião de passageiros desenhado por engenheiros chineses
Com o C919, a Comac pretende iniciar uma mudança na indústria de transporte aéreo a nível mundial, buscando rivalizar com as empresas ocidentais, como a Boeing e a Airbus.
A empresa assegura que já tem mais de 1,2 mil pedidos pela nova aeronave, principalmente de empresas aéreas chinesas e de países do Sudeste da Ásia.
(*) Com informações de TeleSur e Xinhua