A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou neste domingo (25/12) que não vai mais publicar dados diários de casos e mortes por covid-19, em meio ao pior momento do país na pandemia.
“A partir de hoje, não vamos publicar mais informações diárias sobre a epidemia”, disse o comitê, sem mais explicações para a mudança.
A China vive uma explosão dos contágios após o fim da política de “Covid zero”, que promovia testagens em massa e isolamentos de bairros e até cidades inteiras ao mínimo sinal de crescimento nos casos.
Com a disparada das infecções, hospitais passaram a lidar com superlotação de pacientes e até falta de itens sanitários. De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, serão publicadas informações para “referência e pesquisas”, mas o órgão não especificou a periodicidade dos dados.
Desde o fim da política de Covid zero, a China contabiliza oficialmente apenas seis mortes pela doença, mas o governo agora só considera falecimentos em decorrência direta de problemas respiratórios. Devido a essas mudanças, não se sabe ao certo o nível de disseminação do novo coronavírus no país atualmente.
(*) Com Ansa