A China anunciou nesta quinta-feira (16/09) que mais de 1 bilhão de pessoas foram vacinadas com as duas doses contra covid-19 no país, o que constitui mais de 70% de imunizados, a maior taxa de imunização em todo o mundo.
O país asiático tinha o objetivo de vacinar cerca de 980 milhões de pessoas até o fim de 2021, segundo declarou em junho o vice-ministro da Comissão Sanitária Nacional Zeng Yixin. A meta foi alcançada três meses depois do anúncio, e ultrapassada três meses antes do final do ano, nesta quinta, quando 2,16 bilhões de doses de imunizante haviam sido administradas no país.
Além disso, o Ministério da Educação anunciou que a China vacinou 91% dos alunos entre 12 e 17 anos e 95% dos estudantes maiores de 18 anos, além de professores e trabalhadores da educação.
O segundo país com mais doses administradas no mundo é a Índia, com 761.35 milhões, menos da metade do número de doses aplicados em território chinês.
ICTQ/Reprodução
China atingiu a maior taxa de imunização em sua população
Primeiro país afetado pela pandemia, no final de 2019, a China também foi uma das primeiras nações a conseguir controlar com sucesso a crise sanitária, com a adoção de medidas bem sucedidas como testes em massa, fechamento de fronteiras e lockdowns. O país ainda enfrenta surtos localizados, como na província de Fujian que, nos últimos dias, registrou cerca de 50 casos por dia.
Em todo o país, o número oficial de mortos pela covid-19 é de 4.849, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
(*) Com Telesur.