O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, proclamou a “vitória” de seu país sobre a pandemia de covid-19, após quase duas semanas sem registrar nenhum caso da doença, informou na última quarta-feira (10/08) a emissora estatal KCNA.
Kim celebrou o resultado em uma reunião com profissionais da área da saúde e cientistas, onde confirmou que Pyongyang venceu a “guerra contra a doença pandêmica maligna”.
“A vitória conquistada por nosso povo é um evento histórico que mais uma vez mostrou ao mundo a grandeza de nosso Estado, nossa tenacidade indomável e os belos costumes nacionais dos quais nos orgulhamos”, acrescentou o presidente norte-coreano, segundo a agência KCNA.
A Coreia do Norte, um dos primeiros países do mundo a fechar suas fronteiras, confirmou um surto da altamente contagiosa variante ômicron em Pyongyang em maio, mas ativou um “sistema máximo de prevenção”.
Wikimedia Commons
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, proclamou a "vitória" de seu país sobre a pandemia de covid-19
O país asiático anunciou seu primeiro caso de novo coronavírus em meados de maio, mas a Coreia do Norte não registra nenhuma contaminação desde 29 de julho. Segundo a KCNA, Pyongyang teve quase 4,8 milhões de infecções e apenas 74 mortes, ou seja, uma taxa oficial de mortalidade de 0,002%.
A vizinha Coreia do Sul, que tem um sistema de saúde eficiente e uma alta taxa de vacinação entre sua população, tem uma taxa de mortalidade de 0,12%, segundo dados oficiais.
(*) Com Ansa.