A Universidade Médica Militar do Vietnã iniciou nesta terça-feira (12/01) novos testes clínicos com a vacina nacional contra o coronavírus chamada Nano Covax, desenvolvida pelo laboratório Nanogen Pharmaceutical Biotechnology JSC.
Nessa nova etapa dos ensaios, que ainda estão na primeira fase de análises, foram administradas injeções com dosagem de 75mg em cinco voluntários. O processo faz parte do calendário de pesquisa que dividiu o estudo em três séries: primeira dosagem com 25mcg (0,025mg), segunda com 50mcg (0,05mg) e, por fim, 75mcg (0,075mg). O processo de estudo da Nano Covax é realizado com as três medições, em duas doses e com intervalo de 28 dias entre as aplicações.
Segundo os especialistas, nenhum sinal de efeito colateral foi apontado, apenas sintomas esperados, como febre leve e dor na região onde a injeção foi aplicada.
Os pesquisadores esperam que, ao longo deste ano, consigam obter dados clínicos completos que possam apresentar às autoridades de saúde e, assim, avaliar a imunização em massa da população. Segundo o portal Vietnam News, todos os voluntários são cobertos por um programa especial de seguro de saúde.
Reprodução/@VNGovtPortal
Primeira fase da Nano Covax reuniu cerca de 60 candidatos para participar das etapas de estudo
Considerado um exemplo no combate à covid-19, o Vietnã registrou durante toda a pandemia do novo coronavírus apenas 1.521 casos positivos e teve somente 35 mortes causadas pela doença.
Segundo Chu Van Men, diretor do Centro de Ensaios Clínicos e Bioequivalência da universidade, essa fase envolve menos pessoas, já que nela é visado “avaliar a segurança da vacina”.
Os cientistas esperam iniciar em breve a segunda fase, que pode durar de dois a quatro meses, e, por último, a terceira fase, que deverá se alongar de três a seis meses, contando com 10 a 30 mil voluntários.