O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta quarta-feira (13/01) que está preocupado com a variante brasileira do coronavírus Sars-CoV-2, identificada no Amazonas, e que seu governo está estudando algumas formas de evitar essa disseminação em território britânico.
“Estamos preocupados com a nova variante brasileira e estamos adotando medidas duras para proteger esse país de novas mutações vindas do exterior. Estamos tomando medidas para fazer isso em relação à variante brasileira”, disse o líder do governo conservador durante uma sessão parlamentar.
Segundo Johnson, “ainda há muitas perguntas em aberto” sobre a mutação localizada no Brasil e que foi detectada no fim de semana também no Japão.
Ainda há muitas informações sobre a nova cepa, mas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que ela é originária do Amazonas e que as amostras encontradas em território japonês podem ser uma evolução da linhagem viral que circula na região desde abril de 2020.
A mutação brasileira é diferente daquela encontrada no próprio Reino Unido e na África do Sul, mas aparenta ser mais contagiosa – assim como as encontradas nas duas nações.